Consultas e Exames de Rotina Saraiva Odontologia

Prevenção, Profilaxias, Exames Radiográficos

Profilaxia

É a limpeza dentária feita por um cirurgião dentista. Ela se difere da limpeza diária porque é feita com materiais e produtos específicos, encontrados apenas nos consultórios odontológicos.

Além disso, o profissional higieniza individualmente cada dente e a parte mais interna e profunda da gengiva, o que a torna mais completa, detalhada e refinada e, por isso, tão procurada por quem quer manter a boca saudável e limpa.

Restaurações, Clareamento Dental - Saraiva Odontologia

É o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas direta, facetas e restaurações estéticas.

O seu principal foco é a estética, ainda que a restauração de dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, além de criar problemas na mastigação dos alimentos.

Ortodontia e Ortopedia funcional dos maxilares

Aparelhos autoligados, Invisalign e removíveis

A ortodontia é uma especialidade formalmente reconhecida como aquela que estuda, diagnostica e trata problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da mordida, face e arcos dentários.

De forma simplificada, a ortodontia se concentra na utilização de aparelhos fixos e ativos ou alinhadores removíveis no caso do Invisalign, que aplicam força externa para movimentar os dentes ou alterar a forma dos arcos dentários.

Implantes Dentários Saraiva Odontologia

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso, abaixo da gengiva, que tem a função de fazer o mesmo papel das raizes dos dentes. Em cima do implante é que o cirurgião dentista coloca o novo dente.

Indicações do implante dentário
São indicados em casos em que o paciente já perdeu o dente ou esse dente não apresenta condições de ser recuperado e precisa ser extraído.

É muito comum os pacientes irem ao consultório com dentes esteticamente feios ou estragados querendo extrai-los para fazer implantes dentários. É muito importante que saibam que existem vários outros métodos mais indicados para se recuperar a estética dentária e mesmo para se recuperar um dente que esteja com problemas (coroas, facetas, entre outras) do que a extração e colocação de implantes.

Endodontia Saraiva Odontologia

Tratamento/ Retratamento de Canal e Emergências

Profilaxia

A melhor forma de desmistificar essa técnica, é aprendendo mais sobre o assunto. “O tratamento de canal nada mais é do que o tratamento da parte interna (polpa ou nervo) do dente. Ele consiste na remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal”.

Parece complicado, mas não é! Esse tipo de tratamento é feito quando há algum tipo de lesão na polpa do dente, que normalmente causa dores. Outra indicação comum da endodontia é quando acontece algum tipo de pancada no dente e consequente necrose (morte) pulpar.

Tratamento/ Retratamento de Canal e Emergências

Doença periodontal

A doença periodontal consiste no conjunto de problemas que afetam desde a gengiva até os ossos que os sustentam, incluindo a inflamação e a infecção dessas áreas. Em geral, eles são causados por uma falha na higienização bucal, com risco aumentado para pacientes fumantes e diabéticos.

Os casos mais leves e iniciais podem até regredir sem a intervenção do dentista se o paciente adotar alguns cuidados extras durante a escovação. Contudo, a doença gengival é uma condição que não deve ser menosprezada, pois ela pode levar à perda dos dentes e oferecer ameaças à saúde como um todo, aumentando o risco de problemas sérios como a endocardite (infecção das válvulas do coração).

Próteses Saraiva Odontologia

Laminados Cerâmicos (Facetas), Reabilitações Orais

O que são facetas?

As facetas dentárias são estruturas finas que são coladas na frente dos dentes (face vestibular), podendo ser de porcelana ou de resina, proporcionando uma aparência natural e atraente.

Por que as facetas são usadas na Odontologia?

As facetas dentárias são usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal.

Cirurgia Ortognática Saraiva Odontologia

Exodontias e Ortognática

Exodontia

É a remoção cirúrgica de um elemento dentário.

Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática é indicada para pessoas que possuem uma desarmonia facial, que pode ser mais do que um problema estético. Geralmente, são resultado de um crescimento exagerado ou inadequado de algum dos ossos que envolvem a face, como mandíbula, maxila, queixo (ou mento), nariz ou Osso Zigomático (a maçã do rosto).